10 bons motivos para beber mais chá

Chá Verde

O chá é uma das bebidas mais benéficas em todo o mundo. Algumas pessoas bebem-no porque gostam do seu paladar, outras porque lhes parece um costume elegante e refinado. Existem imensas razões para se preferir o chá em detrimento de outras bebidas congéneres. Conheça 10 bons motivos para beber mais chá e usufrua ao máximo desta magnífica bebida.

1. O chá hidrata

O chá é um dos melhores hidratantes que podemos ingerir. Constituído quase na sua totalidade por água, o chá possibilita ao organismo manter-se hidratado, tendo um papel muito importante nos dias quentes em que se sente maior necessidade de líquidos para repor os eliminados pela transpiração.

2. Tem efeitos diuréticos

O chá tem efeitos diuréticos amplamente divulgados, o que faz dele uma poderosa ferramenta no combate à retenção de líquidos. O chá é também um valoroso auxiliar para quem pretenda manter uma silhueta esbelta, ajudando a combater a sensação de inchaço na zona da barriga.

3. Ajuda a emagrecer

Um dos efeitos do chá é o de provocar a saciedade, levando a que se tenha menos vontade de comer. Dessa forma ingerem-se menos alimentos permitindo ao corpo adquirir um peso mais saudável. A sensação de saciedade é valiosa para quando se quer emagrecer, mas não se quer passar fome.

4. Alguns chás acalmam

Alguns tipos de chá, como é o caso do chá de tília, camomila e hortelã têm uma ação calmante bastante forte, sendo ótimos indutores de sono e possibilitando noites repousantes e tranquilas. Ingerir uma caneca de qualquer um destes chás antes de ir para a cama é meio caminho andado para dormir profundamente durante toda a noite.

5. O chá preto energiza e combate o mau hálito

Embora possa parecer uma contradição o chá também pode ser consumido como excitante para quem tenha de permanecer acordado até mais tarde, ou para quem queira mais energia para terminar alguma tarefa mais prolongada. O chá preto é um excitante tão forte quanto o café devido à presença da cafeína na sua composição. Por isso se aconselha contenção quando se bebe chá preto, pois os seus efeitos podem desencadear stress e ansiedade quando consumido em doses exageradas. Por outro lado o consumo de chá preto sem açúcar ajuda a combater o mau hálito de forma natural e com efeitos duradouros.

6. O chá verde fortalece os ossos

A osteoporose que ataca tantas pessoas, principalmente as de idade mais avançada, pode ter os seus efeitos esbatidos caso se consuma chá verde de forma regular. O chá verde tem características que fazem dele um dos chás mais eficazes para o fortalecimento dos ossos em geral. Alguns estudos já efetuados parecem apontar para o facto de o chá verde ajudar a que os ossos não se fraturem com tanta facilidade em caso de queda.

7. O chá de urtiga ajuda a minimizar os efeitos de algumas alergias

O chá de urtiga é ao que tudo indica um forte auxiliar na luta contra as alergias sazonais e respiratórias que tão comuns são nos nossos dias. Muitas pessoas que sofrem de alergias apresentaram melhorias significativas nos sintomas alérgicos que as atacavam, quando expostas ao consumo de chá de urtiga durante um determinado período de tempo.

8. Beber chá é um rito elegante e requintado

Há quem beba chá com toda a etiqueta britânica, como quem pratica um ritual. Muito mais do que pelo paladar, ou pelos efeitos benéficos que do seu consumo possam advir, os apreciadores de chá fazem parte de um clube seletivo onde o bom gosto e o requinte ditam as normas. O próprio ato de tomar um chá ao fim da tarde em bule de porcelana, servido em chávenas elegantes e numa mesa composta por biscoitos, scones e bolinhos é entrar num universo de sofisticação ao qual muitos desejam pertencer.

9. Apresenta antioxidantes

Alguns defensores do consumo de chá chegam a alegar que o chá será mais benéfico para a nossa saúde até do que a própria água. Na opinião desses amantes de chá a água repõe os fluidos no nosso corpo, mas o chá para além de repor fluidos tem ainda antioxidantes que combatem os radicais livres (responsáveis pelo surgimento de algumas enfermidades como o cancro, e as doenças cardiovasculares e degenerativas).

10. É muito fácil de fazer e pode ser muito económico

Hoje em dia é muito fácil e rápido fazer uma caneca de chá. Basta ferver uma chávena de água e colocar lá dentro uma das muitas saquetas de chá existentes no mercado, e em menos de um minuto tem o seu chá pronto a beber. Além disso o chá é bastante económico, pelo menos para quem se contenta com o vulgar chá em saquetas. Uma caixinha de saquetas de chá pode ser suficiente para 10 ou 20 canecas de chá e o preço é francamente acessível. Pode dizer-se que uma caixinha com 10 saquetas de chá pode ter um custo inferior ao de um único café tomado na rua.

Por todas estas razões o consumo de chá está mais do que aconselhado para todas as pessoas, independentemente da idade. Apenas um conselho: se conseguir não adicione açúcar ao seu chá pois isso irá prejudicar os efeitos benéficos do chá. Consumir chá sem exagero é outra dica a ter em atenção, porque até mesmo as coisas que nos fazem bem podem ser prejudiciais se delas fizermos um uso indevido.

A sua votação: