10 chás que facilitam a digestão de alimentos

Os problemas ligados ao sistema digestivo afetam muitas pessoas. Desde prisão de ventre, refluxo gástrico, diarreia e paragens de digestão, são imensos os problemas que acabam por afetar o organismo. De modo a lidar com este tipo de problemas, existem diversos tratamentos e terapias que melhoram o metabolismo e regulam a digestão. Se é contra a utilização excessiva de medicamentos, poderá optar por medicina alternativa, como a acupuntura – método da medicina tradicional chinesa que é dado como tratamento complementar – ou outro tipo de ações terapêuticas.
Os chás também são muito procurados, mesmo que seja apenas para ter por casa para momentos em que a digestão está a ser difícil. Para que isto não aconteça, a partir de uma certa hora - bastante antes da hora do jantar -, os alimentos de difícil digestão deverão ser evitados ou mesmo proibidos. No caso de sofrer de problemas digestivos frequentemente, aqui fica uma lista de 10 chás que facilitam a digestão de alimentos.

1. Alfavaca Ocimun Selloi

O chá da alfavaca ocimun selloi atua no estômago. Previne gastrites e vómitos, além de reduzir os gases. A sua preparação passa pela infusão de flores numa chávena que deverá ser cheia de água fervente, sendo depois abafada por 10 minutos e coada. Para um bom efeito, este chá deverá ser tomado antes da refeição.

2. Sálvia Salvia Officinalis

Estimulando a produção de enzimas, este chá potencia a digestão diretamente no estômago. O processo de preparação é semelhante ao da Alfavaca Ocimun Selloi, uma vez que deve ser coberta com água a ferver, abafada por 10 minutos e coada. No caso do consumo deste chá, deverá ser feito duas vezes por dia.

3. Alecrim Rosmarinus Officinalis

O chá de Alecrim protege a parede estomacal e potencia uma boa e fluida digestão. Outros benefícios da toma deste chá incluem a redução de dores de cabeça associados por más digestões. O processo de preparação é igual ao da Sálvia Salvia Ofiicinalis e este chá deverá ser tomado antes ou depois das principais refeições todos os dias.

4. Chá Verde e banchá Camellia sinensis

Enquanto o chá verde favorece a digestão, o banchá trata de ajudar esse processo e da regulação do pH do estômago, lidando com a produção de ácidos gástricos. Esta bebida deverá ser feita com água a ferver e deverá ser deixada em infusão durante 3 minutos. Poderá ser tomado mesmo durante as refeições.

5. Camomila Matricaria chamomilla

Os efeitos deste chá são extremamente benéficos, uma vez que regulam a digestão e diminuem as cólicas intestinais e dores de estômago. Devido a também possuir propriedades anti-inflamatórias, poderá trazer benefícios na prevenção de úlceras e gastrites. Deverá tomar uma chávena três vezes por dia e o método de preparação é semelhante ao do chá anterior.

6. Hortelã (Menta  Mentha piperita L.)

O chá de hortelã é também potenciador da digestão devido ao mentol. Trata das dores de barriga através das suas propriedades analgésicas. O que diferencia a preparação deste chá em relação aos anteriores é a adição de limão. Deverá tomar uma chávena entre as principais refeições.

7. Gengibre Zengiber officinalis

Mais uma vez atuando a nível das enzimas responsáveis pela digestão, neste caso as responsáveis por lidar com a quebra de proteínas. Este chá tem inúmeros benefícios e poderá ser tomado entre ou durante as refeições, especialmente se a refeição incluir carne.

8. Hibisco

O chá de hibisco, além de ajudar na digestão, é também uma grande ajuda na perda de peso, até porque uma das suas propriedades é ser levemente laxativo. A preparação é semelhante a qualquer outro tipo de chá e deverá ser tomado após as refeições.

9. Boldo

O chá de boldo é proibido para as gestantes por poder afetar a saúde do bebé e deve ser tomado com moderação, uma vez que já foi comprovado por estudos toxicológicos que este chá poderá ser perigoso. Tome apenas uma chávena após as refeições.

10. Chá Branco

Com propriedades de desintoxicação, o chá branco, além de eliminar elementos prejudiciais para a saúde, acelera o metabolismo, desincha e tem um sabor agradável, semelhante ao chá verde.

Agora que conhece mais formas de tratar os seus problemas digestivos, compre o que mais lhe aprouver e trate de si, ou deixe-o por casa para aqueles momentos em que a digestão está a ser pesada.

A sua votação: