12 receitas de chá para todo o tipo de alívio

Que o chá é benéfico para a saúde e bem-estar já todos nós sabemos, talvez o que não sabemos é que existem inúmeras receitas de chá perfeitas para ajudar a emagrecer, aliviar a dor abdominal, matar a sede e restaurar os níveis de energia. Estas são receitas que vai querer guardar!

1. Chá Oolong – Emagrecimento

Coloque 4 colheres de chá de Chá Oolong Verde numa chaleira vazia, sobre as quais vai verter 3 copos (850 ml) de água fervida. Deixe repousar durante 2-3 minutos antes de vazar para uma chávena. Deixe arrefecer ligeiramente antes de beber. Este chá pode ser consumido até 3 vezes ao dia.

2. Chá de Banana – Tensão Alta

Descasque uma banana e esmague 3 cm da mesma numa chávena de chá. Junte 1 ½ colher de chá de Chá Verde e verta 1 ½ copo (430 ml) de água fervida sobre o preparado. Deixe repousar durante 2-3 minutos e antes de saborear este delicioso chá deixe arrefecer ligeiramente.

3. Chá de Crisântemo – Aliviar calor e/ou queimaduras solares

Lave e seque muito bem cerca de 10-20 flores crisântemos amarelas, coloque-as na chaleira vazia e junte 1-3 colheres de chá de mel ou de açúcar em cubo. Adicione água a ferver e deixe repousar durante cerca de 5 minutos. Deixe o chá arrefecer ligeiramente antes de beber e verá que aliviará qualquer sensação de calor e/ou ardor, protegendo ainda contra queimaduras solares.

4. Chá de Amendoim e Gengibre – Restaurar os níveis de saúde e bem-estar

Corte 5 ou 6 fatias de gengibre, pique 20 amendoins (ainda com a pele) de forma grosseira e coloque numa chaleira vazia, juntamente com 2 colheres de chá de Chá Preto. Sobre este preparado, verta 3 copos (850 ml) de água fervida e deixe repousar durante 2-3 minutos. Este chá é um tónico rejuvenescedor para corpos cansados.

5. Chá Verde de Rosas – Combater o stress

Numa chaleira vazia, junte 30 botões de rosa lavados e 2 colheres de chá de Chá Verde. Verta 3 copos (850 ml) de água fervida sobre este preparado e deixe repousar durante 2-3 minutos. Deixe este chá delicioso e aromático arrefecer ligeiramente antes de beber e recorra ao seu consumo para combater o stress e a ansiedade.

6. Chá de Lichia e Ameixa – Restaurar os níveis de energia

Numa chávena de chá grande, junte 1 lichia fresca, 1 ameixa de conserva, 1 cubo de açúcar, 1 fatia de gengibre e 1 colher de chá de Chá Preto; no fim, adicione 1 ½ copo (430 ml) de água fervida sobre o preparado. Deixe o chá repousar durante 2-3 minutos antes de mexer bem. Este chá é especialmente indicado para restaurar os níveis de energia, no entanto, não deve ser ingerido mais de duas vezes por semana.

7. Chá de Cebolinha e Gengibre – Constipação

Numa chaleira vazia, junte 5 fatias de gengibre, 2 rodelas de cebolinha, 1 pitada de sal e 2 colheres de chá de Chá Verde. Verta 3 copos (850 ml) de água fervida sobre o preparado e deixe repousar durante 3-4 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente antes de beber – ao contrário do que possa pensar (devido à cebolinha!) este chá é extremamente saboroso e perfeito para aliviar as constipações.

8. Chá Lei Cha – Gripe

Corte e lave 3 fatias de gengibre, lave 1 colher de chá de arroz branco longo e coloque tudo, juntamente com 2 colheres de chá de Chá Verde, numa trituradora. Triture o preparado até obter uma pasta fina, colocando-a de seguida numa chaleira vazia e sobre a qual se verte 3 copos (850 ml) de água fervida. Deixe o chá repousar durante 2-3 minutos antes de beber. Esta receita secular foi um segredo muito bem guardado durante centenas de anos e é um chá ótimo para combater a gripe.

9. Chá de Limão e Mel – Garganta seca/irritada

Lave e corte metade de um limão antes de o esmagar e colocar numa chaleira vazia. Adicione 2 colheres de chá de Chá Preto e mel a gosto. Sobre este preparado, verta 3 copos (850 ml) de água fervida e deixe repousar durante 2-3 minutos. Este chá, para além de ser muito saboroso, é o ideal para aliviar gargantas secas e irritadas.

10. Chá de Rabanete Branco – Tosse

Corte cerca de 2,5 cm de rabanete branco, descasque e lave bem. Coloque-o, juntamente com 1 pitada de sal e 2 colheres de chá de Chá Oolong numa chaleira vazia. Verta 3 copos (850 ml) de água fervida sobre os ingredientes e deixe repousar durante 2-3 minutos. O rabanete branco tem um sabor muito intenso, por isso, utilize apenas um pequeno pedaço – será o suficiente para aliviar a tosse!

11. Chá de Vinagre de Arroz – Dores intestinais

Numa chaleira vazia, coloque 3 colheres de chá de Chá Verde e adicione 3 copos (850 ml) de água fervida sobre o mesmo. Adicione 3-4 colheres de chá de vinagre de arroz branco e deixe repousar durante 2-3 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente antes de beber.

12. Chá de Tomate – Estimular o apetite

Lave e corte ¼ de um tomate antes de o colocar, juntamente com 2 colheres de chá de Chá Verde e 3 copos (850 ml) de água num tacho. Deixe ferver e adicione 1 pitada de açúcar. Retire do lume, verta para uma chávena de chá e deixe arrefecer antes de saborear… e voltar a sentir apetite!

A sua votação: