30 curiosidades sobre o chá

Uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, o chá é também fonte de inúmeras curiosidades que vale a pena conhecer… enquanto saboreia uma bela chávena de chá, claro está!

  1. A origem do chá foi um mero acaso: reza a história que no ano 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung e a sua corte estariam a fazer uma pausa durante uma viagem e, enquanto esperavam que os criados fervessem água para beber, algumas folhas de um arbusto terão caído dentro da mesma, produzindo um líquido acastanhado e perfumado que o imperador provou, gostou e rapidamente divulgou.
  2. Na antiga China e Sibéria, o chá era muitas vezes utilizado como moeda de troca, tendo um valor tão elevado como o próprio dinheiro.
  3. A segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, estima-se que diariamente são saboreadas mais de 3 biliões de chávenas de chá.
  4. Os países considerados os maiores consumidores de chá no mundo são a Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka, Turquia, Marrocos, Rússia, China, Irlanda, Estados Unidos da América e Reino Unido.
  5. Com vários benefícios em termos de saúde, o chá é um supressor de apetite natural, faz bem ao coração e ajuda a equilibrar o colesterol.
  6. Uma chávena de chá preto tem metade da cafeína de uma chávena de café.
  7. Num dia de trabalho, uma pessoa com experiência na apanha das folhas de chá pode recolher cerca de 32 quilos de chá, o que dá para preparar 14 mil chávenas de chá.
  8. Em termos de benefícios de saúde e sabor irrepreensível, o chá solto é melhor do que o chá em saqueta.
  9. O chá pode ser utilizado para aliviar queimaduras e escaldões – basta colocar saquetas de chá molhadas na área afetada, afixando-os com um pouco de gaze se necessário.
  10. Existem dezenas de idiomas no mundo que designam a palavra chá como “cha”.
  11. Existem 4 principais tipos de chá – preto, branco, verde e oolong – mas cada um tem centenas de subtipos.
  12. Uma chávena de chá branco tem a mesma quantidade de antioxidantes que 10 copos de sumo de maçã.
  13. Se for guardado corretamente, o chá solto tem um prazo de validade de cerca de 12 meses.
  14. Um chá que já passou o seu prazo de validade pode ser utilizado para fertilizar as plantas ou como inibidor de odores no frigorífico.
  15. 5 em cada 6 americanos consome chá diariamente.
  16. A saqueta de chá foi criada no início do século XX pelo comerciante nova iorquino Thomas Sullivan e um pouco por acaso. Enviar amostras de chá aos seus clientes em latas de metal começou a revelar-se muito dispendioso e Thomas Sullivan resolveu embrulhar as folhas em pequenas saquetas de gaze. Os clientes, um pouco confusos com a apresentação do chá, lançaram a saqueta para dentro da água a ferver e o resto, como se costuma dizer, é história.
  17. A China e a Índia são os maiores produtores de chá no mundo.
  18. O iced tea nasceu nos Estados Unidos aquando da St. Louis World’s Fair em 1904. Richard Blechynden participou na feira como forma de promover o seu chá e quando uma vaga de calor assola a região, Richard Blechynden teve a ideia de adicionar gelo ao seu chá quente e assim nasceu o iced tea.
  19. Existem cerca de 3 mil variedades de chá.
  20. Durante a 2ª Guerra Mundial, os soldados britânicos faziam uma pausa nas batalhas para saborearem uma chávena de chá.
  21. No Tibete, o chá é praticamente considerado uma bebida sagrada.
  22. Vários estudos científicos apontam para o facto dos homens em países asiáticos que consomem chá verde regularmente apresentarem menos casos de cancro da próstata.
  23. O chá preto é o tipo de chá mais produzido, consumido e exportado em todo o mundo.
  24. A maioria da cafeína existente no chá é libertada após os primeiros 30 segundos de infusão, o que significa que quem pretende um chá com menos cafeína, pode deitar fora essa água e acrescentar água quente fresca.
  25. Todo e qualquer tipo de chá é proveniente de uma única espécie de planta – a Camellia Sinensis. O que varia é o processo de crescimento e a oxidação ou não das folhas.
  26. Uma planta Camellia Sinensis pode chegar a uma altura de 9 metros se não for devidamente cuidada.
  27. Uma planta Camellia Sinensis pode produzir folhas de chá durante cerca de 50 anos.
  28. Entre 1608 (ano em que o chá aparece na Europa pela primeira vez) e 1850, a China era o principal exportador de chá para o mundo ocidental.
  29. A saqueta de chá mais cara de todos os tempos foi produzida pela empresa britânica de chá PG TIPS aquando do seu 75º aniversário – a saqueta continha uma edição limitada de folhas de chá premium e 280 diamantes. Custava €8,575 | R$20,050 e o seu valor reverteu a favor de um hospital para crianças no Reino Unido.
  30. O termo “colher de chá” tem tudo a ver com chá – como o tamanho da colher era perfeito para medir chá solto, ficou conhecida como “teaspoon” ou colher de chá.
A sua votação: