Chá solto vs chá em saqueta: principais diferenças

Chá em saqueta e Chá solto

O mundo dos chás tem muito para oferecer, começando pelas duas principais formas de apresentação do chá: chá solto ou chá em folhas e chá em saqueta. Muito distintos, descubra as diferenças entre um e outro.

Chá solto vs chá em saqueta

Quase todas as pessoas têm em casa caixas do seu chá preferido em saqueta – prático, económico, com bastante quantidade e com muitos sabores por onde escolher, o chá em saqueta é extremamente popular. No entanto, não é a única forma de saborear um chá, ou seja, este pode ser adquirido de outra forma – em folhas soltas, avulsas ou já embaladas.

7 principais diferenças entre o chá solto e o chá em saqueta

  1. Os entendidos na matéria de chá afirmam que a principal diferença entre o chá solto e o chá em saqueta é o sabor. E o sabor está diretamente relacionado com o tamanho das folhas de chá: enquanto o chá solto é composto por folhas inteiras ou grandes pedaços dessas folhas, o chá em saqueta é composto por pequenas folhas, algumas das quais partidas. Em chás de saqueta de qualidade inferior, as folhas presentes nas mesmas já foram praticamente reduzidas a um pó. Quanto mais pequenas e desfeitas estiverem as folhas, mais depressa se destroem os óleos essenciais do chá, ou seja, aqueles que são responsáveis por todo o sabor de uma bela chávena de chá. Isto significa que, por norma, o chá solto é sempre de qualidade superior quando comparado com o chá em saqueta.
  2. Diz-se ainda que o sabor de um chá solto é melhor do que um chá em saqueta porque, na hora da infusão, as folhas necessitam de espaço para expandirem e libertarem todo o seu sabor, cor e aroma; uma boa circulação da água em torno das folhas de chá é crucial. No caso do chá em saqueta, isso não acontece porque as folhas estão comprimidas dentro de um pequeno espaço que é a própria saqueta.
  3. A forma de guardar o chá também difere, conforme se trate de chá em saqueta ou chá solto. Enquanto o aspeto prático do chá em saqueta permite que este sejam simplesmente guardado na sua caixa original, o chá solto precisa de ser armazenado num recipiente próprio para alimentos, de preferência em latas ou frascos de metal ou cerâmicos escuros, com uma tampa hermética. Independentemente de ser chá em saqueta ou chá solto, todo o tipo de chá deve ser guardado num local escuro, fresco e seco; sem exposição solar direta e sem qualquer contacto com fontes de humidade e de calor.
  4. Uma das grandes vantagens do chá em saqueta é que as próprias saquetas, para além de serem extremamente práticas, são ideais tanto para a preparação de uma chávena de chá individual como para um bule. No que toca ao chá solto, e embora este possa ter alguma recomendação na sua embalagem, a verdade é que terá de experimentar com várias quantidades até acertar com o paladar perfeito para si, quer para uma dose individual, quer para uma dose maior.
  5. Devido à sua embalagem pronta a usar, o chá em saqueta não requer nem um infusor nem um coador de chá; ao contrário do chá solto que necessita de um coador na hora da infusão ou depois de preparado, necessita de ser coado antes de ser servido na respetiva chávena.
  6. Precisamente porque o chá já vem em saqueta, este tipo de chá requer menos limpeza no final da hora do chá, ao contrário de um bule cheio de folhas de chá ensopadas.
  7. Embora atualmente exista uma variedade enorme de sabores e tipos de chá em saqueta, essa variedade é muito mais vasta na área dos chás soltos.  
Créditos imagens: 1,2
A sua votação: