Os chás da China menos comuns

Na China não existem apenas os chás pretos e verdes, são também produzidas outras variedades de chá, algumas muito raras, outras mais famosas pelas suas qualidades e aromas. Para uma chávena de chá diferente, ficam aqui algumas sugestões de chás menos comuns da China.

Chá branco

O chá branco é originário da zona de Fujian, na China. O chá branco é feito a partir da mistura de rebentos das folhas da planta do chá e de folhas da variedade de chá Da Bai (Grande Branca). O processo de obtenção do chá branco implica que rebentos de chá e pequenas folhas em crescimento sejam colhidos e secados, normalmente ao sol. O processo de manufatura não implica o murchar, nem enrolamento, nem oxidação, nem moldagem das folhas.

O chá branco mais famoso é o Pai Mu Tan (Peónia Branca) que é obtido misturando novos rebentos da planta do chá com algumas pequenas folhas de chá jovens e com as famosas agulhas de prata (Yin Zhen) oriundas dos gomos das folhas de chá.

Pai Mu Tan Imperial

Este tipo de chá é raro. É uma variedade de chá branco feita de pequenos rebentos e de jovens folhas de chá, colhidas no início da Primavera. Logo que estejam secas, assemelham-se a pequeninas flores brancas com pequenas folhas mais escuras que rodeiam o botão – é por isso que se chama ao Pai Mu Tan, chá peónia branca.

Yin Zhen

Outro famoso chá da região de Fuijan. Este chá é feito de novos e tenros rebentos da planta do chá, que são ainda cobertos por uma espécie de pelagem de pelos prateados – daí a origem do seu nome “agulhas de prata”.

Puerh Teas

O chá Puerh tem este nome devido à cidade de Puerh, em Yunnan, ser uma das maiores cidades da China onde se comercializa chá.

Os chás Puerh são chás criados na província de Yunnan, que são envelhecidos até, e mais de 50 anos, em humidade, temperaturas e condições controladas que produzem um chá que tem um sabor tipicamente a terra, maduro, com um aroma e sabor muito suave.

Existem dois tipos de chás Puerh obtidos através de dois métodos distintos: Puerh naturalmente fermentado (Sheng Tea) e Puerh artificialmente fermentado (Shou Tea).

Para o chá Puerh naturalmente fermentado, as frescas folhas de chá são colhidas, murchadas e removidas de enzimas quando passadas num grande wok aquecido. De seguida, as folhas são torcidas e enroladas à mão, secas ao sol, vaporizadas para amaciarem, e deixadas à solta ou comprimidas em blocos achatados e arredondados de vários tamanhos. O chá é então armazenado em condições controladas para envelhecer e adquirir o seu sabor característico a terra.

Para produzir chá Puerh fermentado artificialmente, as folhas frescas de chá são colhidas, removidas de enzimas num grande wok quente, torcidas e enroladas à mão, secas ao sol, e depois misturadas com uma certa quantidade de água, empilhadas, cobertas com grandes tecidos de pele e deixadas a fermentar. O chá é mexido em intervalos regulares, e todo o processo demora diversas semanas. Quando o chá estiver fermentado ao nível desejado, as folhas são vaporizadas e deixadas soltas, ou comprimidas da mesma forma que o chá Puerh que é fermentado naturalmente.

Ambos os tipos de chá Puerh são armazenados em condições de humidade e temperaturas ideais para o seu perfeito envelhecimento. Os chás Puerh naturalmente fermentados são deixados a repousar durante cerca de 15 a 50 anos. Os chás Puerh fermentados artificialmente apenas são deixados em repouso durante alguns meses. Quando o chá estiver pronto, é embrulhado em papel tecido ou em folhas secas de bambu.

E mesmo que os especialistas em chá não concordem bem com a designação, a descrição chinesa para chá Puerh é de um produto fermentado de chá verde de grandes folhas, colhido na zona de Yunnan.

Chás da China comprimidos

Tuancha

Tuancha significa bolas de chá. Estas bolas de chá são feitas em diversos tamanhos, sendo o tamanho mais pequeno, metade do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Estas pequenas bolas de chá são muitas vezes feitas a partir de chá Puerh envelhecido, contendo também o seu aroma a terra característico.

Tuocha

Originário da região de Yunnan, o chá Tuocha é um chá Puerh que foi comprimido numa espécie de formato de ninho de pássaro, apresentando também um sabor a terra Puerh.

Chás Aromatizados e Perfumados

Chá de Jasmim

O chá da China aromatizado com jasmim é um chá que foi seco com flores de jasmim, colocadas entre as folhas de chá. O chá ganha então um sabor e aroma delicado de jasmim.

Rosa Gongfu

Este é um chá de folhas largas com aroma de pétalas de rosa. O chá gongfu exige uma grande destreza em termos da forma como se movimentam as folhas, bem como no controlo e no tempo de cada processo, por isso, este chá é um chá muito trabalhoso na sua concretização.

Earl Grey

O famoso chá Earl Grey era, tradicionalmente, uma mistura de chá preto da China com óleos naturais citrinos e bergamota, que transmitia ao chá o seu sabor e aroma perfumado. Originalmente dizia-se que o chá Earl Grey foi misturado para o 2º Earl Grey (Charles Grey) por um mandarim depois de a Grã-Bretanha completar com sucesso a sua missão diplomática na China.

Outros chás da China aromatizados e perfumados

Outros chás da China incluem o Osmanthus, Magnólia, Orquídea, Chloranthus e Lichía.

A sua votação: