Como celebrar um Dia dos Namorados com chá

Para quem ama o chá e outra pessoa, saiba que é possível juntar ambos no Dia dos Namorados, quer seja celebrando este dia com um chá das cinco, ou com um jantar à base de chá. Se pretende inserir o chá na sua vida romântica, fica aqui uma ideia de como poderá organizar um momento especial com chá à mistura.

Um jantar romântico com chá

Se o chá é um tema porque não cozinhar um jantar à base de chá? Ficam algumas sugestões para saber combinar o chá com alguns pratos que pensa cozinhar para o dia de São Valentim.

Com que alimentos combina o chá

E que tal, em vez de optar pelo vinho, escolher um bom chá para acompanhar os pratos que vai servir? O chá, como oferece uma extensa panóplia de sabores, à semelhança do vinho, mas sem o componente alcoólico, também é tão, ou melhor, companhia dos alimentos.

  • Chá verde: comidas como peixe, marisco e vegetais combinam lindamente com chá verde. O chá verde também é excelente para beber com fritos porque corta a gordura, diminuindo a hipótese da má digestão. Chás chineses como Dragão ou Gunpowder são excelentes para combinar com saladas, galinha e pratos asiáticos.
  • Chá preto: este tipo de chás combina com comidas que são normalmente acompanhantes do vinho tinto, comidas mais fortes, como caça, carnes, caril e sobremesas. O chá preto é rico em taninos, por isso realça os sabores fortes não só de carnes, mas também do chocolate. O queijo Brie também combina lindamente com o chá preto Darjeeling, ajudando a sobressair o sabor do queijo. O chá Darjeeling combina também com pratos com ovos e sobremesas à base de leite. O chá preto Keemun é ideal para carnes, comidas italianas, e indianas. O Lapsang Souchong é perfeito para acompanhar salmão e sobremesas com limão. O chá Assam é bom para servir com chocolate.
  • Chá branco: devido ao seu sabor subtil, este chá combina com comidas suaves e com toques florais, uma das sugestões é o arroz basmati.
  • Chá Oolong: o chá Oolong está, de certa forma, entre o preto e o verde. Tal como o chá verde, o chá Oolong quando é levemente oxidado combina com comidas com as quais o vinho branco também o faz. O chá Oolong mais oxidado combina com comida grelhada que seja boa acompanhante do vinho tinto, como comida chinesa ou comida tailandesa. Os Oolongs mais escuros têm um sabor mais tostado que faz com que os grelhados, comidas chinesas e tailandesas sejam acompanhantes perfeitos. O Oolong Jade pode ser combinado com galinha, marisco e frutas; o Ti Kuan Yin com sobremesas e frutas.

Menu com alimentos cozinhados com chá

Razões para oferecer chá no Dia de São Valentim

Porque não? Não há dúvidas que é tradição oferecer algo ao parceiro/parceira. Mas e que tal oferecer chá, se a pessoa gosta de chá? Certo que oferecer chá pode não ter a conotação de uma caixa de chocolates ou flores, mas tem a vantagem de ser bem mais original.

Ao contrário do chocolate, o chá não tem as mesmas calorias, e se a pessoa apreciar chá, provavelmente tirará o melhor que existe na apreciação de uma boa chávena de chá.



As flores murcham e claro morrem, e a sua beleza esfuma-se. O chá contudo, muitas vezes feito de flores, como o chá de jasmim, pode sempre ser consumido durante bastante tempo.

Para além do chá, existe sempre a possibilidade de oferecer acessórios de chá, como um bule, um conjunto de chávena, uma chávena com uma frase divertida...

 Em termos concretos, qual o tipo de chá a oferecer? Poderá ser um chá de rosas, chá de jasmim, flores de chá, que são usualmente feitas à mão, sendo à primeira vista, uma bola de folhas de chá, no entanto, quando em contacto com a água quente abrem, florescendo. Assim oferecerá flores, um espetáculo e chá ao mesmo tempo.

A sua votação: 
Ocasiões especiais: