Como combinar chá com alimentos

Chá com massa

Se saboreado a solo uma bela chávena de chá é reconfortante para a alma e para o paladar, então acompanhado pelo alimento certo, um chá pode ser divinal. Não sendo necessariamente exclusivo do pequeno-almoço ou do lanche, o chá pode acompanhar todo o tipo de refeições e petiscos. Bom apetite!

Combinação divinal de sabores

Combinar chá com alimentos não é uma ciência exata, mas antes uma experiência sensorial que resulta de combinações pessoais de gostos, aromas e sabores. Tal como o vinho, também o chá pode ser um complemento perfeito para o almoço ou jantar, com vários tipos de chá por onde escolher e combinar com todo o tipo de pratos. O objetivo é não só potenciar o sabor dos alimentos, como intensificar o prazer gustativo do chá. É precisamente nesse sentido que deixamos algumas dicas, até porque não vai querer anular o sabor de um prato devido ao chá que escolheu, nem vice-versa. No final, o seu paladar é quem decide, por isso, não tenha receio de fazer várias muitas experiências e combinações.

Chá preto

Intenso, aromático e saboroso, o chá preto é um excelente chá de pequeno-almoço mas também pode ser apreciado com outras refeições, principalmente aquelas compostas por pratos de carne, pratos picantes e/ou bastante condimentados, charcutaria, molhos diversos, ovos e uma grande variedade de queijos. Em termos de doces, o chá preto é perfeito para sobremesas ricas e cremosas, bem como todo o tipo de pastelaria e chocolate, uma vez que equilibra até mesmo os sabores mais doces.

Chá branco

Delicado e subtil, o chá branco pede alimentos igualmente light e frescos, para não anular o seu delicioso aroma e sabor. Algumas das combinações ideias entre o chá branco e a gastronomia incluem arroz, pratos de frango, pratos de peixe, marisco, todo o tipo de saladas e pratos vegetarianos. Dado o contraste entre a acidez e a suavidade, combina especialmente bem com os citrinos, mas também com a maior parte de sobremesas que têm na sua base fruta. O chá branco é igualmente agradável quando acompanhado de bolos, pastelaria em geral e chocolate de leite. 

Chá verde

Simultaneamente subtil e surpreendente, o chá verde pode transformar qualquer refeição numa experiência gastronómica inesquecível, principalmente se acompanhar sabores como arroz, pratos de frango, pratos de peixe, marisco, todo o tipo de saladas e pratos vegetarianos. O chá verde combina particularmente bem com alimentos que contêm muito sal, atuando como um equilibrador de paladares. Em matéria de sobremesas, casa particularmente bem com fruta, sobremesas de fruta e todo o tipo de chocolate.

Chá vermelho

Conhecido não só pelo seu paladar original, o chá vermelho é definitivamente um daqueles chás que faz bem à saúde, principalmente ao sistema digestivo – o que faz dele um aliado perfeito para todo o tipo de pratos, principalmente alimentos com paladares mais intensos, carne vermelha, alimentos fritos, alimentos salteados e fondue de queijo. No menu das sobremesas, deguste uma bela chávena de chá vermelho ao saborear o seu bolo preferido ou alguns quadrados de chocolate negro.

Chá oolong

Leve e apetecível, à mesa o chá oolong é o par perfeito para pratos de carne e de pato com sabor de intensidade média, mas casa igualmente bem com marisco e queijo. Tem ainda a vantagem de combinar divinalmente com uma grande variedade de sobremesas (experimente com cheesecake!), doces e todo o tipo de chocolate – negro, leite e branco.

A sua votação: