Como fazer uma festa temática com chá para crianças

Criança ao telefone

As crianças adoram brincar ao faz de conta, e planear uma festa temática de chá das 5 pode ser muito divertido, especialmente para as meninas. Elas podem servir chá e bolinhos umas às outras, sentindo-se num mundo de adultos criado à sua medida. Esta é uma forma especial de passar um Dia da Criança, um dia dos Pais, ou uma festa de aniversário de crianças, especialmente com meninas. Vamos dar algumas ideias.

Ao dar uma festa temática para crianças onde o chá é o tema principal, será certamente uma forma divertida de introduzir o chá e os seus rituais às crianças. Ainda que dependa de si personalizar a festa, poderá usar estas dicas e ideias para obter uma festa de crianças com chá fantástica e fácil.

Decida o dia e a hora do dia

O dia da festa mais indicado será um dia do fim-de-semana, pois é mais fácil para os pais levarem os seus filhos à festa, bem como para as crianças. Idealmente a festa deverá ser entre as 14:30 e 17:30, podendo ser um pouco mais tarde nos meses onde o dia é maior.

Prepare a lista de convidados

Envie os convites às outras crianças pelo menos com 2 semanas de antecedência, para poder receber uma resposta favorável. Se enviar antes, melhor. Não se esqueça de envolver as crianças nos convites para o chá, pedindo-lhes que coloquem os convites nos envelopes, e que participem na sua entrega.

Crie os convites

Convites para festas de crianças significam que quanto mais colorido e divertido melhor. O ideal é ser um convite de acordo com o tema, com um bule colorido, ou algo que os seus filhos desenhem, recriando os convites feitos por eles. Dentro do convite, embalada, coloque um mimo como uma bolacha ou saquinho de chá; embora a bolacha faça normalmente mais sucesso. Enviar uma bolacha em forma de convite poderá ser uma ideia muito interessante, mas há que ter a certeza que a mensagem consegue chegar aos pais das crianças. Neste caso, será conveniente telefonar aos pais das crianças para confirmar a sua receção.

Decoração

Por exemplo, a IKEA tem conjuntos de chá para crianças muito engraçados a preços acessíveis. Se o seu orçamento permitir compre chapéus de senhoras, como os tradicionais ingleses, para as meninas beberem o seu chá de chapéu, elas vão achar muito divertido. Coloque também colares de pérolas, e alguma maquilhagem apropriada para elas sentirem bem o tema.

Disponha pequenas mesas para a pequenada, e cadeiras à sua medida. Coloque um pequeno vaso de flores no centro, e de preferência loiça apropriada para as crianças. Isto porque os bules e chávenas são demasiado grandes para as suas pequenas mãos.

Os expositores de bolos são essenciais, porque são a estrela de um chá das cinco, dispondo todos os bolinhos e sanduiches miniaturas, dando cor e contexto ao tema. Tudo a condizer com o tema chá.

Lembranças

Todas as crianças adoram levar para casa uma lembrança da festa do amigo. Poderá optar novamente por um saquinho de bolachas; ou biscoitos colocados numa embalagem presa com uma fita de cetim; ou um chupa-chupa colorido num formato que tenha a ver com o tema.

Local da festa

Idealmente, se estiver bom tempo e exista um espaço exterior agradável, a festa de chá deverá ser aí, pois as crianças adoram festas no exterior. O exterior é uma boa opção também porque as crianças conseguem correr, brincar à vontade, gastando mais rapidamente as suas energias.

Decida a música

Para as crianças a música deve ser sempre a que elas preferem: divertida e com coreografias. Inclua jogos e brincadeiras ao som da música e não apenas música para elas dançarem.

Jogos e mais brincadeiras

Uma festa implica diversão, e os jogos fazem parte do divertimento. Para além do famoso jogo da cadeira com música, jogos de croquet, jogos tradicionais para crianças, hula hoop, jogos de palavras onde se possa incorporar a palavra chá, corridas de sacos e pesca da maçã, são jogos sempre divertidos para uma festa de exterior para crianças.

Comida

A comida para a festa do chá das crianças pode incluir receitas como sanduiches, miniaturas, cupcakes, bolos, biscoitos, chupa-chupas, balas, tostas de chocolate, tostas de caramelo, scones com pepitas de chocolate, iogurte gelado com fruta colorida e frutos secos.

E o chá?

O tipo de chá que vai usar vai depender sempre do tipo de crianças. Idealmente deve ser chá sem cafeína e infusões. Para as crianças mais velhas pode fazer chá rooibos e chá verde com menta.

Opte por incluir refresco de chá de sabores com fruta. O chá também deve ser sempre servido não muito quente para evitar qualquer tipo de situação de risco.

Não se esqueça que a loiça do chá como as chávenas e os bules devem ser adequadas às crianças, sendo do tamanho delas.

Tenha outras bebidas preparadas, pois nem todas as crianças gostam de chá: tenha água, sumo e batidos de fruta. Sirva nos bules dos mais pequenos, limonada de chá, chamando-lhe chá mágico.

Tenha também uma forma de mostrar às crianças como se bebe o chá, no fundo mostre como se faz, para que elas façam a imitação, senão elas poderão não saber o que fazer.

Por fim, divirtam-se!

A sua votação: