Como guardar chá em casa

Lata para guardar o chá

Assegurar a frescura, aroma e paladar do seu chá preferido também passa pela forma como o guarda em casa. Quer seja em folhas soltas ou em saquetas, saiba quais os melhores recipientes e locais para armazenar o chá e assim garantir a sua longevidade.

O que deve evitar

Extraído das melhores plantas, cuidadosamente processado e embalado, o chá tem alguns requisitos específicos no que toca ao seu armazenamento em casa: a luz, a humidade, o ar e o calor são todos inimigos do chá, levando à sua deterioração rápida e desagradável. Evite estes fatores e assegure a longevidade do seu chá, seja qual for o tipo, assim como as suas mais importantes características – o aroma e paladar.

As melhores formas de guardar chá

O chá em folha deve ser guardado em recipientes próprios para alimentos, escuros (para evitar a exposição solar) e com tampas herméticas (para evitar o contacto com o ar e a humidade), de preferência em latas ou frascos de metal ou cerâmica. Evite conservar o chá solto em sacos de plástico (permitem a exposição à luz, ar e humidade); recipientes de madeira (o seu odor pode alterar o chá); vidro (permite um contacto excessivo com a luz); e de plástico (permite um contacto excessivo com a luz e pode proporcionar a formação de odores desagradáveis). No que toca ao chá em caixas, que se adquire no supermercado, por norma as suas saquetas vêm protegidas e podem assim ser mantidas na sua embalagem original. Se as saquetas de chá não tiverem qualquer proteção, estarão, mesmo dentro da embalagem, mais expostas ao ar, por isso, pode considerar transferi-las para uma lata ou outro recipiente apropriado. Porém, não misture chás diferentes no mesmo frasco, para evitar que os seus aromas se mesclem.

Os melhores locais para guardar chá

Armazenar chá em casa de forma correta implica encontrar um local fresco, seco e escuro, longe de qualquer fonte de humidade e de calor, bem como da exposição solar direta. Os melhores locais para guardar chá são, sem dúvida, os armários da cozinha ou a despensa, desde que estes não sejam próximos de eletrodomésticos, exaustores ou outras fontes de calor. Mesmo guardando o chá num armário fechado, nunca o coloque junto de outros alimentos ou produtos com odores fortes, caso das especiarias ou café. Evite guardar o chá no frigorífico, uma vez que aí estará exposto a todo o tipo de humidade e odores, o que não só vai adulterar a sua composição, como irá encurtar o seu prazo de validade.

Outras dicas úteis

A partir do momento em que uma embalagem de chá é aberta, começa a perder a sua frescura inicial – se consumir chá diariamente ou muito frequentemente, este não será um problema, mas se não consumir chá regularmente, o ideal é adquirir poucas quantidades de cada vez. Mantenha sempre os chás delicados separados dos chás mais fortes. Por melhor que o seu chá esteja armazenado, respeite o prazo de validade do chá: embora um chá não se estrague facilmente se for bem conservado – apenas vai perdendo a sua fragrância e sabor – não deve guardar um chá durante muitos anos, até porque não há nada como a frescura inicial para preparar uma excelente e irrecusável chávena de chá.

A sua votação: