Como preparar um chá oolong

Um chá oolong

O oolong é um chá chinês tradicional que, com uma oxidação entre 10% e 70% situa-se entre o chá verde e o chá preto. As folhas do chá oolong são tradicionalmente enroladas para formar uma espécie de caracol ou então são apresentadas em forma de bola. Minuciosamente preparado, é um chá cujo paladar forte e até um pouco amargo, acaba por deixar persistir um sabor doce. Aprenda a preparar um chá oolong da forma correta.

A chaleira

Qualquer chaleira pode ser utilizada para preparar um chá oolong e o único requisito é que seja largo o suficiente para permitir a expansão das folhas de oolong. Se utilizar um cesto ou infusor de chá, certifique-se que também este possui a largura suficiente para acomodar convenientemente as folhas de oolong. Tradicionalmente, porém, o chá oolong é preparado numa chaleira yixing, produzida num barro com o mesmo nome e cuja qualidade superior permite uma maior absorção do aroma e do sabor do chá. Em alternativa, pode também ser utilizada uma chaleira gaiwan que, composta por uma tigela coberta, em porcelana ou vidro, remonta à primeira dinastia Ming. Ambas as chaleiras podem ser encontradas em lojas especializadas.

Aquecimento prévio

Recomenda-se o aquecimento prévio da chaleira antes da sua utilização – basta enchê-la com água a ferver, aguardar 30 segundos e esvaziar. As vantagens? Ao colocar as folhas do chá oolong numa chaleira quente antes de adicionar a água, poderá desfrutar, em pleno, da sua maravilhosa fragrância. Para além disso, o aquecimento prévio da chaleira irá estabilizar a temperatura da mesma, evitando que a água esfrie rapidamente na hora de fazer a infusão.

Temperatura da água

Regra geral, utiliza-se água a ferver para preparar qualquer tipo de chá. No entanto, e uma vez que o chá oolong é caracterizado por uma oxidação variável, aconselha-se a utilização de água ligeiramente mais fresca para o chá oolong com uma oxidação mais baixa e água mais quente para o chá oolong com uma oxidação mais elevada. Porém, uma vez que o chá oolong se aproxima bastante do chá verde, faz todo o sentido a utilização de água com uma temperatura mais baixa na sua preparação.

Quantidade de folhas

Uma boa indicação relativamente à quantidade de folhas a utilizar na preparação de um chá oolong é 2 ½ colheres de chá de folhas oolong para cada 250 ml de água. Tudo depende da intensidade do chá que pretende preparar, ou pode simplesmente utilizar menos folhas e um tempo de infusão maior. É importante saber que o chá oolong em forma de bola é mais intenso do que as folhas de chá oolong enroladas, pelo que se devem acertar as quantidades conforme o tipo utilizado. Como são mais pequenas, se utilizar uma chaleira yixing ou uma chaleira gaiwan, basta cobrir o seu fundo com folhas de oolong.

Infusão

O tempo de infusão de um chá oolong depende da quantidade de folhas utilizadas. Se utilizar o método de cobrir o fundo de uma chaleira yixing ou uma chaleira gaiwan ou, em alternativa, as 2 ½ colheres de chá das folhas oolong para cada 250 ml de água, então estes são os tempos de infusão recomendados:

  • 1ª infusão: 0’30
  • 2ª infusão: 0’30 – 1’00
  • 3ª infusão: 1’30 – 2’00
  • 4ª infusão: 3’00
  • Um minuto a mais para cada infusão adicional

As mesmas folhas de chá oolong podem ser utilizadas em infusões repetidas e a verdade é que este processo torna o chá cada vez mais saboroso. No entanto, é importante que retire toda a água da chaleira após cada infusão, caso contrário as folhas continuarão submersas, limitando o número de infusões deliciosas.

Saborear e experimentar

O último e o melhor dos passos na preparação de um chá oolong é mesmo saboreá-lo, de preferência numa espécie de tigela baixa. No entanto, é igualmente importante experimentar quantidades diferentes de folhas – conforme prefira o seu chá mais forte ou mais fraco – assim como tempos de infusão distintos. Cada chá é um chá… e os gostos não se discutem, desfrutam-se.

A sua votação: