A etiqueta britânica do chá

Mesa de chá

As regras de etiquetam existem e com o chá não é diferente: as regras de etiqueta e boas maneiras do chá são regras de definidas de acordo com o país e com a comunidade que o aprecia. A realidade é que deve apreciar o seu chá conforme lhe der mais prazer, sem estar demasiado constrangido por regras antigas. No entanto ficam aqui algumas regras de etiqueta britânicas sobre como beber um chá.

Como segurar a chávena

A forma correta de pegar numa chávena de chá é entre o polegar e os restantes dedos, em vez de enrolar os dedos à volta da pega da chávena. Espetar o dedo mindinho é muitas vezes pensado como correto, mas na realidade é um mito.

Como mexer a chávena de chá

É ideal mexer a colher de forma suave para trás e para a frente, em vez de à volta da chávena, isto para evitar fazer barulho ao bater com a colher na chávena.

Como comer um scone

Em vez de cortar o scone a meio, parta pedaço a pedaço e barre-o com o creme de leite e com a compota. As opiniões divergem muito acerca se a compota deve estar por cima ou por baixo do creme de leite, mas o mais comum é colocar a compota em cima do creme, tendo o creme o papel da manteiga.

Pão com ou sem crosta?

Existiu uma Duquesa de Bedford que popularizou o chá como um ato social, e pelos vistos ela gostava de pão das sanduíches sem crosta. Esta é a regra geral quando se fazem mini sanduiches para o chá, pois a intenção é estas sanduiches serem pequenas e delicadas para servir com o chá, sendo que as crostas não são tão bonitas e tornam as sanduíches mais difíceis de comer.

Quando beber chá

Por muito que se chame chá das 5, o chá da tarde é tradicionalmente servido às 4 em ponto, pois é considerada uma hora distante o suficiente da hora do almoço, e não demasiado perto do jantar para estragar o apetite. No entanto deve tomá-lo à hora que for mais adequada ao seu estilo de vida.

A sua votação: