Flores de chá

As flores de chá são obras de arte lindas que demonstram a delicadeza de como o chá pode ser tratado, admirado e bebido. As flores de chá transformam o simples ato de beber chá num ritual onde se aguarda por algo bonito, como uma flor a florescer. Beber chá transforma-se em algo ainda mais especial, tornando esta experiência também um ato de prazer visual.

Como são feitas as flores de chá

As flores de chá são folhas de chá cosidas à mão e aromatizadas previamente com flores de jasmim. Enquanto as folhas estão húmidas, as folhas do chá são espalmadas e cosidas com fio de algodão em vários formatos e colocadas em molhos. As folhas do chá, antes de serem cosidas, são usualmente perfumadas com flores de jasmim, ganhando desta forma um aroma mais floral. Alguns formatos levam cerca de 1 minuto a coser, enquanto outros designs podem demorar cerca de 10 minutos. Enquanto ainda estão húmidas, as folhas são moldadas em bolas, cogumelos, cones, etc., e finalmente o chá vai para o seu processo normal de secagem, oxidação e queima, o que encerra o processo e dá origem às flores de chá como produto final. As flores de chá existem nos diversos tipos de chá: verde, oolong, branco, preto. Muitas flores de chá são verdadeiras obras de arte, e algumas trazem no seu interior flores secas, que florescem, quando em contacto com a água. O hibisco, calêndula e o jasmim vermelho, são as flores mais usadas.

Instruções para fazer um chá de uma flor de chá

Deve colocar a flor de chá num bule, preferencialmente num bule de vidro, para se poder admirar o desabrochar da flor; de seguida deve verter água a ferver sobre a flor. Nesta altura as flores do chá começam a abrir e flor do chá começa lentamente a desabrochar. Normalmente, demora cerca de 2 a 3 minutos para abrir. Depois de beber o primeiro bule, a flor, na hora, pode suportar mais 1 ou 2 bules de chá, imaginado que um bule leva cerca de meio litro de água. Por isso, pode-se decantar o chá e reutilizar a flor para servir mais 1 ou 2 bules. Se pretendem fazer mais do que um bule de chá, o chá deve ser decantado de imediato para que as folhas não fiquem dentro de água quente, senão perderão o sabor refinado deste tipo de chá.

Poderá ver aqui, o espantoso desabrochar de uma flor de chá:  

A sua votação: