Guia de temperaturas e tempo de infusão para preparar chá

Chaleira

Para quem se está a iniciar na arte de preparar e saborear um bom chá, ou para quem simplesmente não está a obter o melhor paladar com a forma como atualmente prepara o seu chá, este guia de temperaturas e tempo de infusão é uma boa ajuda.

Temperatura da água

Não existe nenhuma temperatura certa ou errada para ferver a água necessária para preparar uma boa chávena de chá, no entanto, existem temperaturas recomendadas para cada tipo de chá. Porém, estas não são restritivas, apenas indicativas porque existem pessoas que preferem o seu chá tépido e outras a escaldar. É uma questão de ir experimentando com diferentes temperaturas na hora da preparação. Para quem quiser precisão na hora de ferver a água para o seu chá, existem termómetros específicos para o efeito.  

Tempo de infusão

O tempo de infusão de um determinado tipo de chá é, tal como a temperatura a que se ferve a água, meramente indicativo – há quem prefira o seu chá mais forte ou mais fraco e controle o tempo de infusão tendo precisamente isso em conta. Uma boa referência para o tempo de infusão ideal de cada chá é a própria embalagem do chá, que costuma conter esse tipo de indicação. Também neste campo pode e deve fazer experiências, de forma a conseguir obter o paladar que mais aprecie.

Guia recomendado para preparar todo o tipo de chá

  • Chá preto: a preparação de um chá preto exige que a água seja fervida, ou seja, que atinja o ponto de ebulição (100ºC). Recomenda-se um tempo de infusão entre 3 e 5 minutos.
  • Chá branco: este chá não requer que a água chegue ao ponto de ebulição, caso contrário pode “queimar” o mesmo, daí que a temperatura ideal da água deve situar-se entre os 70ºC e os 80ºC, ou seja, quando pequenas bolhas começam a formar-se no fundo da chaleira. Recomenda-se um tempo de infusão entre 4 e 8 minutos.
  • Chá verde: o chá verde está no seu melhor quando a sua água for aquecida a uma temperatura mais baixa, idealmente entre os 65ºC e os 80ºC, ou seja, quando pequenas bolhas começam a formar-se no fundo da chaleira. Recomenda-se um tempo de infusão entre 2 e 4 minutos.
  • Chá oolong: preparar um chá oolong requer uma água que atinja uma temperatura entre 85ºC e 95ºC, ou seja, quando já se começam a formar bolhas médias na chaleira. Recomenda-se um tempo de infusão entre 4 e 6 minutos.
  • Tisana: a preparação de uma tisana requer que a água seja fervida, ou seja, que atinja o ponto de ebulição. Recomenda-se um tempo de infusão entre 5 e 8 minutos.
A sua votação: