Masala chai: um chá das índias

Chávena de chá

Com origens na Índia, o masala chai é um chá preparado à base de folhas de chá preto e várias especiarias, podendo ser servido com ou sem leite – para além do seu sabor intenso, é antioxidante e possui várias propriedades terapêuticas. Não precisa de viajar até à Índia para provar este chá, mas preparar um masala chai em casa será certamente uma viagem, com um sabor único e inesperado…

O que é o masala chai?

O chá indiano, também conhecido como masala chai, é preparado a partir de folhas de chá preto, com uma mistura de especiarias aromáticas. Originalmente, o masala chai não era preparado com ingredientes fixos, uma vez que é comum as famílias na Índia prepararem este chá com misturas de especiarias diversas, no entanto, a preparação de qualquer chávena de masala chai tem obrigatoriamente de possuir 3 ingredientes básicos:

  1. Folhas de chá preto: na maioria das vezes, usa-se o chá preto forte (a sua concentração de cafeína é equivalente à do café), sendo que as suas folhas são fervidas até que todo o seu aroma seja libertado, mas de forma a não se sentir um sabor amargo.
  2. Açúcar: pode utilizar-se desde o simples açúcar branco, açúcar de coco, açúcar de palma, açúcar amarelo, adoçante ou mel.
  3. Especiarias: gengibre, canela, estrela-de-anis, cardamomo, pimenta preta, cravinho-da-Índia, noz-moscada, entre outros e dependendo dos gostos e tradições.

Chai vs Masala chai

Chai” significa “chá”, contudo, é normal a referência ao chá indiano simplesmente como sendo “chai” em vez de “masala chai”. Porém, existem diferenças claras entre o chai e o masala chai: a versão “chai” é preparada sem leite e a versão “masala chai” é preparada com leite, sendo normalmente usado o leite gordo, uma vez que é mais saboroso. Em algumas versões do masala chai, utiliza-se leite condensado em vez de leite gordo.

Benefícios do masala chai

Para além de extremamente aromático e saboroso, este chá indiano traz ainda grandes benefícios para a saúde, nomeadamente no tratamento da pele e no auxílio da digestão, contendo ainda fortes propriedades antioxidantes. É muitas vezes aconselhado a pessoas que sofrem de hipertensão, gastrite, grávidas e, segundo os indianos, quando bebido diariamente, auxilia no aumento da boa disposição.

Como preparar este chá indiano

Curioso com o sabor do masala chai? Preparar uma chávena deste chá indiano em casa é relativamente simples… surpreenda e deixe-se surpreender!

Para preparar uma chávena de masala chai vai precisar de:

  • 1 copo de água
  • 2 colheres de chá de folhas de chá preto (recomenda-se o Assam; pode usar em infusão, mas não terá o mesmo sabor)
  • 1 copo de leite (de preferência leite gordo)
  • 1 pau de canela
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
  • 6 sementes de cardamomo trituradas ou ½ colher de café de cardamomo
  • 1 colher de sopa de mel (em alternativa pode usar açúcar ou adoçante)

Modo de preparação:

Numa pequena caçarola com água, junte as folhas de chá preto, o leite, o gengibre, o cardamomo e o pau de canela. Deixe levantar fervura. Quando começar a ferver, reduza e deixe em lume brando durante 5 ou 10 minutos, até conseguir a intensidade de sabor desejada. Adoce a gosto, com mel, açúcar ou adoçante. Coe a mistura para uma chávena de chá e delicie-se.

A sua votação: